quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Escola Estadual Brasil novo Projeto Afro descendência: Possibilidades e Oportunidades – Quebrando laços e unindo corações Macapá Ap 2013 Escola Estadual Brasil novo Projeto Afro descendência: Possibilidades e Oportunidades – Quebrando os laços e unindo corações “Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...” Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala Sumário: 1– Identificação--------------------------------------------------------------------------------------------3 2 – Apresentação------------------------------------------------------------------------------------------4 3 - Justificativa----------------------------------------------------------------------------------------------5 4 - Objetivos------------------------------------------------------------------------------------------------6 5 - Metodologia--------------------------------------------------------------------------------------------7 6 – Cronograma--------------------------------------------------------------------------------------------8 7 – Recursos-------------------------------------------------------------------------------------------------9 8 – Avaliação------------------------------------------------------------------------------------------------9 9 – Referências-------------------------------------------------------------------------------------------10 10 – Anexos------------------------------------------------------------------------------------------------11 Identificação Público Alvo: alunas de 1º ano a 4ª serie do Ensino Fundamental I e alunos do Pró - Jovem/EJA Abrangência: Todos os seguimentos da escola e Comunidade. Parcerias: SEED Período: Durante o ano letivo ou 3º Bimestre de 2013 Local de realização: Escola Estadual Brasil Novo Coordenadores do Projeto: • Julieta Ataíde da Costa • Antônio Maria Rodrigues Reis • Claudia Barbosa da Silva • Lucilete Pereira de Souza • Maria Aurea dos Santos do Esp. Santo. Apresentação A Escola Estadual Brasil Novo localizada no bairro Brasil Novo, Rua Floreta nº 15, possui hoje uma clientela de aproximadamente 510 alunos distribuídos nas séries do 1º ano a 4ª série do Ensino Fundamental I e EJA. Desde 2007 a instituição vem desenvolvendo projetos relacionados à temática africana destacando a cultura, a história, a diversidade e o respeito pelo povo africano. Entre eles, temos como eixo principal o projeto “Afrodescendente: possibilidade e Oportunidade”, garantindo a implementação da Lei 10.639/03 que assegura que as práticas pedagógicas educacionais valorizem a trajetória da história e da cultura afro-brasileira e africana. Este ano traz como subtema: “Quebrando laços e unindo corações”, com intuito de potencializar a quebra de paradigmas, reafirmando a importância da diversidade cultural para o fortalecimento das relações sociais. O projeto será desenvolvido em quatro dimensões: aulas, oficinas e palestra, visitas em lugares de acesso afro e a culminância que acontecerá no dia 29/11/2013 no horário das 16: 00 h as 21: 00 h na E. E. Brasil Novo com exposição científica e cultural. Justificativa Na sociedade que vivemos os indicadores sociais, como os canais midiáticos ou impressos, revelam grande índice de violência, frutos do descaso, da desvalorização do sujeito. Porém, discutir as questões das relações sociais com a comunidade escolar proporcionará alternativas metodológicas contextualizadas, que será de grande importância para melhorar a estima do aluno, do professor e dos demais segmentos. Pois sabemos que a influencia e a diversidade africana e afro-brasileira está presente na maioria das manifestações culturais e sociais. No desenvolvimento do projeto: “Quebrando laços e unindo corações”, amparado pela Lei 10.639/03 pretendemos aprofundar o estudo a respeito da inter-relação com o outro e através das atividades pedagógicas, mostrar à importância das relações socioculturais, trabalhando o histórico das etnias, a aceitação da identidade, a valorização das diferenças, priorizando a aprendizagem por meio da própria realidade do aluno. Estimulando assim, superar o preconceito, a discriminação e toda forma de racismo presente na sociedade, independente da cor, raça, língua ou religião. Portanto, diante desta realidade, a escola oportunizará o estreitamento das relações sociais através de atividades que possa desenvolver habilidades cognitivas, motoras e afetivas, incorporando a temática de forma interdisciplinar, a fim de promover uma aprendizagem mais significativa e produtiva para os educando e comunidade. Quebrando laços e unindo corações Objetivos Gerais: Potencializar a quebra de paradigmas, reafirmando a importância da diversidade cultural para fortalecer as relações sociais. Objetivos Específicos: • Proporcionar oficinas pedagógicas que trate sobre a temática em questão. • Incentivar a pesquisa das raízes culturais. • Minimizar por meio de aulas áudio visual, a violência verbal, destacando a questão do bullygn. • Proporcionar através da musicalidade a reflexão das nossas ações sobre a discriminação, preconceito e racismo. • Produzir painéis, incentivando a diversidade cultural e enriquecendo a aprendizagem. • Construir diferentes gêneros textuais que fortaleçam a inter-relação étnico-racial e cultural (poesia, paródia, teatro, entrevista, jogral, jornalismo, ...) • Representar as manifestações culturais através das artes plásticas ( escultura, pintura, desenho...) e rítmica (Expressão corporal). • Construir dicionário, com expressão específica de diferentes etnias. • Participar de manifestações sociais realizadas na comunidade • Expor e apresentar os materiais produzidos durante o Projeto Procedimentos Metodológico Para alcançar os objetivos traçados neste projeto, o mesmo será dividido em quatro etapas ( aulas no interior da escola; oficinas e palestra; visitas a lugares de acesso afro e culminância com exposição científica e cultural), serão desenvolvidas atividades relevantes para melhor articulação da temática. Buscando informações em fontes específicas, sites, mídias, e principalmente nos hábitos e costumes das comunidades e vivencias entre os alunos e segmentos. 1ª Etapa - Conhecimento • Debate e aulas expositivas realizadas nas salas de aula • Pesquisas de diferentes fontes bibliográficas • Construção de painéis com fotos das crianças em sala de aula • Criação de poesias confeccionadas pelos próprios alunos • Utilização dos ambientes da escola (Lied e Telessala) • Incorporar literaturas, filmes e musicalidade que ressalte a temática 2ª Etapa – Atividades paralelas • Parcerias com órgãos públicos (NEER, UNA, SEAFRO) • Visitas a lugares de acesso afro: UNA, Museu Sacaca, SEAFRO, Comunidades Quilombolas... • Participação em concursos de premiação da SEAFRO • Palestra e oficina • Ensaios para as apresentações de palco 3ª Etapa – Culminância Socialização das atividades realizadas em sala no dia 29/11/2013. Local: Escola Estadual Brasil Novo Horário: Cronograma Datas Atividades Observação 21/09/13 • Exposição do Projeto aos professores • Estudos e montagem da programação de 2013 • Implementação da temática ao currículo escolar. • Palestra e oficina para os professores • Distribuições de convites e solicitações • Visitas em lugares de acesso afro • Palestra para os pais • 29/11/13 • Culminância Recursos Materiais: Pessoal: Avaliação: O presente projeto estará avaliando a participação motivada e a construção do aprendizado contextual do aluno por meio de nota e conceito, através de registros fotográficos, entrevistas, pesquisas, depoimentos, debates, produções escritas, coletas de dados e exposição oral e artísticas, levando em consideração o empenho, criatividade e compromisso. Observando os pontos favoráveis e possíveis contra tempo. Referências • Carta Fundamental – Editora Confiança Ltda. Alamedos Santos1.800, 7º andar.São Paulo-SP. COELHO, Wilma de Nazaré Baia. • Relações Raciais e Recursos Didáticos: A utilização da musica coço suporte didático para o enfrentamento da questão racial na escola básica. Belo Horizonte – Mazza Edições Ltda, 2012. • FREIRE, Paulo. Pedagógia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa – São Paulo, Paz e Terra, 2011. • MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? – São Paulo: Moderna,2003. – (Coleção Cotidiano Escolar) . • Ministério da Educação/Secretaria da Educação continuada, Alfabetização e Diversidade – Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais.Brasília:SECAD,2006. • OLIVEIRA, David Eduardo de. Estudo para a inserção da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar: educação infantil, ensino fundamental, médio e superior. Brasília: MEC/Secad, 2000. • OLIVEIRA, David Eduardo de. Cosmovisão africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Fortaleza: LCR, 2003. • PCns,Parâmetros Curriculares Nacionais – Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,1997. • Revistaescola.abril.com.br • ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. A pedagogia da tradição: as dimensões do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades afro-brasileiras/ Mestre em Educação e Consultora Educacional. E-mail: rosamargaridacarvalho@yahoo.com.br • SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SEPPIR, 2004.

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